Posted on

4 inovações brasileiras na área de educação, museus e patrimônio

Inovação é um tema muito importante para os dias atuais. Em um período onde as coisas mudam constantemente saber inovar é essencial para se manter no mercado e atrair novos clientes. Grandes empresas apoiam e utilizam setores inovadores em suas equipes, mas e na área cultural como as pessoas estão trabalhando a inovação em suas propostas? Reunimos aqui 4 projetos de brasileiros que estão inovando na área de arte museu e patrimônio.

 

1 – Painters Guild:

O jogo Painters Guild projetado pelo historiador Lucas Molina coloca o jogador no período do renascimento! Nele você tem que administrar uma galeria de arte ou uma guilda como eram chamados esses espaços. Nele você pode contratar e despedir artistas, alguns famosos como Leonardo da Vinci ou uma série de outros pintores aleatórios que o jogo oferece. O interessante desse jogo é que é possível ter uma experiência imersiva e muito divertida com esse período da história da arte!

 

http://store.steampowered.com/app/384550/Painters_Guild/?l=portuguese

 

2 – Artyou Global

Criado pelo curador e historiador Douglas Negrisolli o Artyou Global é uma ferramenta digital onde artistas, galerias, curadores e museus podem administrar e compartilhar informações a respeito de seus acervos na nuvem. O interessante dessa proposta é que diferente de outros aplicativos de armazenamento na nuvem como o dropbox por exemplo, o Artyou tem uma interface totalmente voltada para a arte se consolidando como uma ferramenta completa para profissionais da área. Atualmente uma nova proposta da empresa é o artchyp, etiquetas com tecnologia que permitem ser lidas por smartphones.

https://artyou.global/

 

3 – Pimu – A lousa musical

Outra proposta interessante é a Pimu: A lousa musical, idealizada pelo arte-educador musical Vitor Moreira possui pontos musicais onde, ao desenhar com a tinta, a lousa emite melodias e então os estudantes podem ser protagonistas criando suas próprias peças artísticas visuais e musicais. A ideia de Vitor Moreira era criar um objeto que permitisse que os alunos de educação musical pudessem criar as suas próprias peças sem ter que passar antes pela teoria musical. Incrível né?

http://www.pimu.com.br/

 

4 – Curso de Educação em Museus – Educar com o Patrimônio

O Curso de Educação em Museus é o primeiro curso do gênero online no Brasil. O curso segue modelo dos MOOCs (Massive Open Online Courses) de plataformas reconhecidas como coursera.org e fururelearn.com. A proposta do curso de Educação em Museus é permitir que os estudantes brasileiros tenham acesso a teorias práticas e propostas envolvidas na área de educação em museus e possam realizar seus próprios projetos nos locais onde trabalham, oferecendo assim acesso a esse conhecimentos a estudantes de diversos locais do país.

http://educarcompatrimonio.com/cursos/educacao/museus/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *