Como criar contextos colaborativos em exposições?

colaboração

No livro “Creating Exhibitions” de Polly McKenna-CRESS Janet A. Kamien é destacada a importância da colaboração em contextos expositivos, vamos explorar neste artigo como a colaboração pode ser realizada no trabalho de museus e exposições.

As autoras lembram que o processo colaborativo não deve envolver todas as decisões e nem envolver muitos participantes, o que poderia deixar o processo criativo muito mais lento.  Colaboração distingue-se, também, de trabalho em equipe, enquanto o primeiro termo envolve co-criação, contribuição de ideias e experiências para criar algo novo, no trabalho em equipe cada participante tem um papel para atingir um objetivo pré-definido e conceitualizado.

Na criação de uma exposição o trabalho de colaboração pode se dar na criação dos objetivos, missão e público alvo. A partir disso a equipe produz todos os materiais necessários para atingir o resultado estabelecido.

Modelos de Colaboração

Colaboração nuclear

Um núcleo pequeno e com uma grande visão coletiva de como o projeto deve prosseguir. Os membros do grupo procuram estender suas fronteiras individuais em busca dos melhores resultados. Este núcleo central ficará responsável por pensar conjuntamente nos ideais do projeto.  Este grupo irá trazer contribuidores externos, para uma avaliação crítica e melhoria dos resultados.

Colaboração Visionária

Neste modelo uma pessoa visionária lidera o grupo, apesar de parecer contra-intuitivo com o modelo de colaboração. A distinção é que o visionário precisa de colaboração para compartilhar a paixão, o entendimento e a visão e apoio no seu desenvolvimento. Esse modelo necessita do entendimento do visionário de seu papel como líder e não como um ditador.

Colaboração por um Grande Propósito

Esse modelo parte de uma visão forte e objetivos claros que serão facilmente entendidos por muitas pessoas. É externo e público. Não precisa ser pensado por um visionário, mas é dirigido por importantes questões sociais. Apesar dos objetivos serem claros, os meios de serem alcançados são construídos colaborativamente . Este modelo pode ser sustentado por mais de uma instituição.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *