A Realidade Virtual como uma nova forma de acessar os museus (+ links para museus na realidade virtual)

Atualmente os museus tem buscado cada vez mais visitas interativas e divertidas, se distanciando da concepção de museu como um gabinete de curiosidades ou um local enfadonho e entediante de se visitar. Um meio disponível nesses últimos anos e que os museus estão utilizando para criar exposições mais dinâmicas e interessantes é a realidade virtual.

Entrando na arte: a experiência do Museu de Salvador Dali

Um novo caminho no qual a realidade virtual está sendo utilizada em museus é através da experiência de entrar na arte. Visitantes podem utilizar o óculos de realidade virtual e entrar em uma pintura de Salvador Dali para ter essa experiência de uma maneira nova, diferente.
Em uma parceria entre a Disney e o Museu do Salvador Dali , os visitantes podem andar através de uma pintura de uma forma que Dali provavelmente nunca considerou quando criou sua arte surrealista. No entanto, a tecnologia não está limitada aos visitantes. Qualquer um longe do museu ainda pode ter a experiência online ao logar no site do Museu de Salvador Dali.

Dreams of Dali (VR)

Passeios e montanha-russa

Qual a melhor maneira para chamar a atenção das crianças para o campo dos museus do que oferecer-lhes passeios de montanha-russa e outras experiências divertidas?
Centros de Ciencia , zoologicos e outros ambientes de aprendizagem estão incluindo passeios de realidade virtual como parte de suas atrações não só para atrair mais visitantes mas também para oferecer um novo meio de aprender.

Interação pessoal

Dependendo da forma como as visitas são realizadas, a experiência de aprender com os museus pode ser entendiante. Isso pode ser diferente quando os objetos do museus falam em suas palavras e diretamente com você. Com a realidade virtual os visitantes podem interagir com personagens do museu ao longo da história.

Visita Remota

Pessoas que não podem estar presentes nos museus podem ver suas maravilhas através da realidade virtual. Alguns museus estão usando a tecnologia para permitir que as pessoas visitem as exposições remotamente usando Smartphones diretamente de sua casa ou  da escola. A tecnologia traz lugares a vida de pessoas que não talvez não possam visita-las pessoalmente.
Quanto mais museus e exposições aderirem a realidade virtual, mais pessoas vão se beneficiar dos bens culturais e históricos sem tem que pagar ou se deslocar para isso

Links de museus e exposições na realidade virtual (Google Institute of Arts):

Peacock Room

Dulwich Picture Gallery

State Library of New South Wales

Valley of the Temples

Singapore Art Museum

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *